Esta recebendo e-mails com sua senha no assunto. Saiba o que fazer! 

Esta recebendo e-mails com sua senha no assunto. Saiba o que fazer!

Postado Por Pixel Web Design / 4 de agosto de 2018 / Notícias, Segurança / 45 visitas / Sem comentários

De tempos em tempos acabam surgindo determinados tipos de golpes e ataques virtuais que fazem uma grande quantidade de vítimas. Um dos alertas mais recentes feitos ESET, empresa responsável por antivírus e soluções de segurança para a internet, fala sobre um e-mail que diversos usuários estão recebendo com sua senha logo exposta no assunto.

A ideia é realmente causar um grande impacto na pessoa assim que ela recebe a mensagem. Muitas destas vítimas teriam demonstrado bastante preocupação com sua segurança online e passaram a se sentir angustiadas por ter a sua privacidade violada.

Em alguns casos as pessoas recebiam senhas antigas utilizadas, mas mesmo assim era suficiente para acabar dando um grande susto, especialmente no usuário ocasional. Os dados teriam sido recolhidos através de brechas de segurança de serviços nos quais as vítimas estavam inscritas.

As mensagens ameaçam o usuário das mais variadas formas, afirmando que “sabem do segredo dele” e que teria tido acesso até mesmo a câmera do seu notebook ou computador e gravado vídeos da pessoa sem que ela tivesse total conhecimento do que estava acontecendo. Para evitar que a o hacker divulgasse essas imagens e informações para os contatos, o e-mail pedia o depósito de uma determinada quantidade de bitcoins em uma carteira.

Como se proteger
O primeiro passo para se proteger em uma situação como essa é não responder este tipo de e-mail. Muito provavelmente os hackers tiveram acesso a senha, mas não as imagens da Webcam e nem aos arquivos do computador.

Troque a senha imediatamente e adquira o hábito de trocar as senhas periodicamente. Utilize também os serviços que permitem a autenticação em dois fatores, que já é oferecido por empresas como Google e Facebook.

Mantenha também sempre o seu sistema operacional atualizado, principalmente os seus sistemas de segurança.


TOPO